The Fire Learning Network
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com a colaboração de especialistas da conceituada organização estadunidense “The Nature Conservancy” promove a 7ª Edição em Portugal de uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA que tem como objetivos promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.
Alto Minho TREX 2025 encontra-se integrado no projeto ATEMPO - Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027. Esta 7ª Edição em Portugal conta com a colaboração da Associação de Fogo Prescrito da Europa - NODFYR PORTUGAL e o reconhecimento do Instituto Europeu da Floresta (EFI).
Participantes do Alto Minho TREX 2023
Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de vários países, estarão reunidos durante 7 dias em regime de internato, onde abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS - Incident Command System/IMT - Incident Management Team), pirometeorologia e os padrões de condução e técnicas de ignição de queimas de âmbito tradicional, nativas do Noroeste Ibérico.
O Alto Minho TREX terá início no dia 1 de fevereiro. No dia 6 o TREX inclui um workshop promovido pelo Município de Paredes de Coura que contará com a participação de especialistas em matéria de ecologia do fogo e de piroherbivorismo que apresentarão diversos pontos de vista relacionados com o "Uso do Fogo e o Pastoreio". Nos diversos dias, até ao dia 7 de fevereiro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de uso do fogo prescrito de raiz tradicional.